Especialidades Cirurgia Cálculo da Vesícula

Tratamento Cálculo

A única forma de tratamento da pedra ou cálculo da vesícula é a retirada da vesícula biliar (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia ("quebra a pedra" com aparelhos especiais) e medicamentos para dissolver a pedra, não dão bons resultados e não dever ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.

Atualmente o tratamento da pedra da vesícula é muito simples, desde que o paciente não apresente complicações. A retirada da vesícula pode ser facilmente realizada via laparoscópia na maioria dos pacientes ("operação dos furinhos").

Como é realizada a Laparoscópia ("operação dos furinhos")

Inicialmente, é injetado um gás (gás carbônico) dentro do abdômen (barriga) para criar um espaço, onde o cirurgião poderá fazer a operação com segurança. Após a realização de 4 furinhos que variam de meio a um centímetro, uma câmera de televisão pequena é colocada dentro do abdômen através de um dos furinhos,  para que o cirurgião e a sua equipe possam visualizar todos abdômen em uma televisão. Os instrumentos (pinças, tesouras, material de sutura e etc.) são colocados através dos outros furinhos para ajudar a retirar a vesícula.

Vantagens do tratamento cirúrgico

São várias as vantagens da operação:

• Recuperação rápida do paciente - internação de 1 dia e retorno as atividades cerca de 2 semanas.
  • Resolução completa e definitiva da doença.
  • pouca dor pós-operatória.
  • Cicatriz cirúrgica mínima.
  •  Riscos de infecção pequeno.

Siga as orientações do seu médico para que sua recuperação seja rápida e tranquila.

Cálculo (Pedra) da vesícula

Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home3/cpcir/public_html/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99